Welcome to Worldwide Ecommerce Store

Arlequim, Pierrot e Colombina: saiba a origem de personagens clássicos do Carnaval
20, Fev 2025
Arlequim, Pierrot e Colombina: saiba a origem de personagens clássicos do Carnaval


Your Daily Dose of Global Insight
Arlequim, Pierrot e Colombina são personagens clássicos do Carnaval, citados em marchinhas e representados por fantasias na folia. O Flipar conta a seguir a origem deles!

Your Daily Dose of Global Insight
A origem dos três remete à Commedia dell’Arte, também conhecida porquê Commedia Alla Maschera (Comédia com máscaras), estilo teatral surgido na Itália durante o século 16 e que foi popular até o século 18.
Your Daily Dose of Global Insight
Na trama, eles são personagens de uma sátira social que se envolvem em um triângulo amoroso. Pierrot nutriz a Colombina, que, por sua vez, nutriz e tenta atrair Arlequim.
Your Daily Dose of Global Insight
O gênero foi criado porquê uma escolha popular ao que se chamava Commedia Erudita, fundada na literatura e falada em latim, língua restrita à escol da estação.
Your Daily Dose of Global Insight
As histórias do trio eram encenadas em ruas e praças de cidades da Itália, servindo porquê entretenimento público inspirado pelas festividades carnavalescas.
Your Daily Dose of Global Insight
Era também uma representação satírica da vida e dos costumes da escol italiana do período.
Your Daily Dose of Global Insight
Embora houvesse um enredo prévio, a improvisação cômica em esquetes, técnica conhecida porquê iazzi, era a particularidade principal das peças. As entradas e saídas dos personagens em cena eram roteirizadas.
Your Daily Dose of Global Insight
Pierrot, Arlequim e Colombina tornaram-se os personagens mais famosos desse estilo teatral, representando os servos palhaços (zanni, no original), porém havia muitos outros.
Your Daily Dose of Global Insight
Entre as outras figuras nas encenações aparecia o Pantaleão, um mercante mesquinho e desastrado que era patrão dos serviçais e vivia sendo debochado por eles. Havia ainda o Doutor, um intelectual exibicionista, e o Capitão, solene que fingia valentia, entre outros
Your Daily Dose of Global Insight
As peças da Commedia dell’Arte costumavam ter um pausa recheado por espetáculos de acrobacia e encenações satíricas.
Your Daily Dose of Global Insight
Os personagens eram baseados em tipos reais, porém com caracterizações exageradas para dar o tom satírico às peças.
Your Daily Dose of Global Insight
Originalmente, o personagem Pierrot chamava-se Pedrolino. No século 19, os franceses o rebatizaram com o nome com o qual é popular atualmente.
Your Daily Dose of Global Insight
Mais pobre entre os serviçais, Pierrot não utilizava máscara e tinha o rosto pintado de branco. Suas vestes eram feitas de sacos de farinha.
Your Daily Dose of Global Insight
O contínuo sofrimento do Pierrot pelo paixão não correspondido da Colombina o fazia ser níveo de piadas. Por isso, o personagem costuma eclodir representado com uma lágrima aquém dos olhos.
Your Daily Dose of Global Insight
Preguiçoso e metido a esperto, o malandro Arlequim costumava dançar e fazer ousados movimentos acrobáticos. Com roupas de losangos, pregava peças nos companheiros de cena e sempre conseguia se desvencilhar com desenvoltura dos tumultos que criava.
Your Daily Dose of Global Insight
Uma características marcante do Arlequim era a pantomima, técnica de teatro focada no gestual, de mímicas, com poucas falas.
Your Daily Dose of Global Insight
Já a Colombina, símbolo da alegria e encantamento, era funcionária de uma filha de Pantaleão. Bela, ela era o meio do famoso triângulo amoroso, gerando sofrimento em Pierrot. Para atrair o Arlequim, ela dançava e cantava nos espetáculos.

Your Daily Dose of Global Insight
No Carnaval brasiliano, os personagens aparecem ainda hoje representados em blocos e salões com suas caracterizações clássicas. Eles foram integrados à sarau no Brasil graças a composições que se inspiraram na commedia dell’arte no início do século 20.
Your Daily Dose of Global Insight
Marchinhas clássicas do Carnaval brasiliano citam os personagens, porquê “Pierrot Enamorado”, de Noel Rosa e Heitor dos Prazeres, que diz logo na introdução: “Um Pierrô enamorado que vivia só cantando por culpa de uma colombina acabou chorando”.
Your Daily Dose of Global Insight
Outra marchinha famosa é “Máscara Negra”, de Zé Keti (foto), que tem os famosos versos iniciais: “Oh, quanto riso! Oh, quanta alegria! Mais de milénio palhaços no salão. Pierrot está chorando pelo paixão da Colombina no meio da turba”.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *